Preparação de textos

O serviço de preparação de textos consiste em uma leitura crítica e afetiva da produção literária de uma pessoa, destinada a quem possui trabalhos tanto em poesia quanto em prosa, completos ou em andamento, e que desejam um olhar profissional sobre o próprio trabalho. A leitura deve se basear em questões como a coerência final do texto, o estilo pessoal, a adequação da linguagem e das formas utilizadas, com objetivo de simplificar, dar ferramentas e catalisar os processos. Ao fim de uma preparação, nosso objetivo é ter um livro pronto para ser enviado para editoras, concursos, ou para ser publicado de forma independente.

Toda a equipe que lê os originais é formada por escritoras e escritores com experiência em edição de textos e em oficinas de escrita. Ao enviar um projeto para preparação, nossa equipe vai analisar o material e indicar a pessoa mais adequada para o serviço. Ao enviar um projeto, a pessoa pode também escolher a preparadora ou preparador de sua preferência.

A preparação acontecer em dois momentos da redação de um texto: como acompanhamento ou como leitura de um livro pronto ou quase pronto. No acompanhamento, a preparadora busca entender, a partir da escrita de algumas páginas iniciais, os desejos e caminhos a serem tomados, apresentando ferramentas, soluções e leituras para o cliente. Na leitura de um livro pronto ou quase pronto, o objetivo é arredondar o trabalho, enfrentando problemas da estrutura textual ou do conteúdo do texto.