Imaginação radical, processos criativos e futurismos

Curso - Vinícius Da Silva e Laura Cohen

Este ateliê de criação em arte tem o objetivo de introduzir discussões e fomentar criações sobre epistemologias alternativas, imaginação radical e teoria anticolonial a partir de encontros teóricos e práticos. Para além de aulas expositivas, serão sugeridos, ao longo do curso, exercícios de escrita e produção artística a serem compartilhados com o grupo. O nosso horizonte é construir um espaço seguro para a produção e discussão de textos e outras produções das participantes, de modo a aplicar, como método, a dinâmica das epistemologias alternativas.

Algumas das leituras e referências que teremos nesse percurso são: abigail Campos Leal, Jota Mombaça, Castiel Vitorino Brasileiro, Fayga Ostrower, Leda Maria Martins, Denise Ferreira da Silva, Robin D. G. Kelley, Gloria Anzaldúa, Neusa Santos Souza, Édouard Glissant, Katherine McKittrick, Allan K. Pereira, Laura Cohen, Lorenzo Kom’boa Ervin, Marguerite Duras, Tina M. Campt, bell hooks, Chela Sandoval, Linda T. Smith, Napê Rocha, Diane Lima, Jaider Esbell, Ailton Krenak, Uã Flor do Nascimento, Vanda Machado, Felwine Sarr, Luana Luna, Adilbênia Machado, entre outres a serem inseridos ao longo dos encontros…

Não há pré-requisito de repertório de leitura ou portfólio artístico para a participação. Trata-se de um curso introdutório e todas as orientações serão dadas pelo proponente ao longo dos encontros.

Curso online pela plataforma Zoom.

Programa das aulas:

Encontro 1 - Apresentação do programa e temas e das pessoas participantes;

Imaginação radical, epistemologias alternativas e anarquismo

Encontro 2 - Metodologias alternativas, criatividade e processos de criação

Encontro 3 - Pensamento negro e travesti radical e o enfrentamento ao texto colonial

Encontro 4 - Estudo de produções artísticas de pessoas negras, indígenas e travestis

Encontro 5 - Políticas da futuridade e projetos de novos mundos

Encontro 6 - Discussão de produções

vinícius da silva é artista, pesquisador e tradutor; formado em Controle Ambiental (IFRJ), graduando em Artes Plásticas (UFRJ), apresentador do podcast Outro Amanhã e colunista da Revista Ruído Manifesto. É autor de Fragmentos do porvir (Editora Ape’Ku, no prelo), onde discute a dimensão ético-política do amor em bell hooks, racismo ambiental e as possibilidades de construção de um futuro a partir das práticas negras. Suas pesquisas, a partir da arte, filosofia e ciência ambiental, direcionam-se à discussão sobre o fim do mundo como o conhecemos e à produção de novas alternativas, a partir da arte e da mutualidade revolucionária. Em 2021, com De bala em prosa: vozes da resistência ao genocídio negro (vários autores, Editora Elefante, 2020), foi finalista (segunda fase) do 63º Prêmio Jabuti; venceu, em segundo lugar, o concurso de ensaísmo da serrote, com o texto “Barricadas para o fim do mundo” (publicado na edição 39 da revista); e foi um dos dez artistas selecionados, do mundo, para participar da elaboração e produção de The Red Earth (Chapter 1 of Opera Infinita), uma produção de Jota Mombaça, Denise Ferreira da Silva e Anti Ribeiro.

Laura Cohen é escritora. Formada em letras e mestre Estudos Literários pela UFMG, publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012) e Ainda(Leme, 2014) e Canção sem palavras (Scriptum, 2017), Caruncho (no prelo, impressões de minas, 2022) e as plaquetes de poesia Ferro (Leme, 2016) e Escrever é uma maneira de se pensar para fora (Leme, 2018). Seu romance Caruncho está com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021. Foi vencedora do segundo prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, e em sua edição de 2009, obteve o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. Faz parte da coordenação do selo Leme da editora Impressões de Minas, editando e preparando livros de diversas autoras e autores. Em 2019, participou do ciclo Arte da Palavra do Sesc, dando oficinas em diversas cidades brasileiras. (foto: Bianca de Sá)

Participantes

mínimo 5, máximo 15

Duração

Segundas-feiras, 07, 14, 21 de fevereiro 07, 14 e 21 de março.

Valor

R$500 ou 2x R$250,00

Inscreva-se

(formulário em breve!)