Programação de março!

11 de fevereiro de 2019

Depois do carnaval, vamos ter um mês de março cheio de novidades e repetecos de cursos mais solicitados! Confiram:

Às segundas-feiras, vamos ter À força: corpo, violência e literatura, com Nicole A. Marcello. A oficina de leituras e escritas vai mapear como a violência contra os seres se inscreve na literatura, partindo de um tema a cada aula - e a cada aula, haverá um exercício de criação baseado na discussão e nas leituras

Às terças, vamos repetir A escrita dos diários a partir de Carolina Maria de Jesus. Dalva Maria Soares vai nos guiar através dos famosos diários da autora, e ainda vamos poder, ao modo de Carolina, escrever nosso próprio cotidiano e nossos pensamentos em um diário. A primeira turma do curso foi um sucesso, então estamos repetindo - em breve, teremos mais um módulo para ler e escrever Carolina Maria de Jesus para além dos diários.

Flávia Péret vem com a oficina de sábado Poesia ao vivo. A oficina de escrita poética vai buscar uma escrita instantânea entre os participantes, o escrever no agora, no momento do encontro e a partir de qualquer acontecimento que nos coloque (corpo-mente-escrita) em movimento: ao vivo.

E no sábado dia 23 de março começamos um novo projeto das Estratégias narrativas: Escrita na lupa. Convidamos autoras e autores de fora ou de dentro da casa para avaliar e comentar textos dos participantes. Dessa vez, convidamos Elaine Moraes para comentar contos de até sete participantes, enviados com antecedência. A partilha do texto em processo ajuda muito na otimização da escrita e na catálise de processos. Presenciar a crítica em grupo também é uma forma de prosseguir: aprende-se ao ver soluções e problemas apontados no trabalho dos colegas.

E o ateliê de escrita com a Laura Cohen segue à toda, quartas a noite ou quintas a tarde. O ateliê de escrita tem o objetivo de estimular, orientar e dar uma formação personalizada pessoas que escrevem ou têm vontade de escrever de acordo com seus desejos, sendo bem vindos aqui textos de todos os gêneros ficcionais. Os encontros ocorrem uma vez por semana e consistem, num primeiro momento, na leitura em voz alta dos textos produzidos pelos participantes, e num segundo momento, a discussão de questões, soluções e referências para o desenvolvimento do projeto individual. Estamos lotados, no momento, mas se quiser esperar por uma vaga, inscreva-se!

Para se inscrever em algum deles ou ter mais informações, basta clicar nas imagens! E qualquer dúvida, escreva para estrategiasnarrativas@gmail.com